quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Ocupação

“Permita que meu povo vá e me celebre uma festa no deserto.” (Ex5:1). “Deve-se oprimir esses homens com o trabalho, para que estejam ocupados e não dêem ouvidos a palavras mentirosas.” (Ex5:9). “Moisés falou assim aos filhos de Israel, mas eles não escutaram Moisés, pó causa da fraqueza de espírito e do trabalho difícil.” (Ex6:9).
O trabalho nos dias de hoje, comparado com os citados textos do Velho Testamento, poderia ser substituído por qualquer forma de entretenimento. O inimigo de nossas almas sabe, aqui na figura de Faraó, que quanto mais distraídos, ocupados em cousas e fatos que não dizem respeito as cousas do Senhor Deus, mais fracos espiritualmente se tornaram suas vítimas em potencial.
Interessante que o Senhor chama o Seu povo para o deserto para celebrar uma festa a Ele. Nesse contexto, o deserto significa santificação, separação das cousas impuras. E às vezes o Senhor nos leva ao deserto para que possamos passar por esse processo de santificação também, para nos corrigir. Porque Ele nos ama!
Essas três passagens das Sagradas Escrituras nos mostram um mecanismo muito ousado, simples e aparentemente inofensivo paro o homem ser subjugado as mãos de nosso inimigo. É muito bem claro! Deus é Bom! Quem tem olhos e ouvidos que veja e ouça.
“Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus” (Ec2:24). Mas devemos vigiar e orar para que o mesmo, as nossas ocupações, não nos tirem da presença e vontade do Senhor, dando sempre graças a tudo (Ef5:10).
É importante observar que a ordem é: fraqueza de espírito e do trabalho difícil. O trabalho difícil colaborou, no caso, mas algo anterior leva a fraqueza espiritual: a sujeição ou a absorção dos hábitos, da cultura do povo do Egito. A influência, entre entrelinhas, de principados, potestades, príncipes das trevas desse século, hostes espirituais da maldade (Ef6:12). Aí vem a pergunta: você influencia ou está sendo influenciado pelas paixões desse mundo que “saborosamente” Satanás tem colocado diante de todos?
Amados. A batalha é real e verdadeira. Não podemos dar legalidade ao inimigo, pois ele tem poder para reivindicar por aquele que fica sujeito ao pecado e não se arrepende genuinamente em seu coração. Aí, pode acontecer da terra se abrir em baixo dos pés e se deparar no lugar em que há pavor e ranger de dentes.
Como conseqüência da fraqueza espiritual os ouvidos não mais são sensíveis à palavra que vem de Deus, andamos sem tempo e muito ocupados. Mas graças ao nosso Bom Jesus que intercede por nós. Ele insiste até não dar mais. Ele insiste, pode acreditar! Só mesmo se não o quiser.
Foi o que ocorreu com o povo de Israel. O Senhor insistiu com Moisés e Arão para ir e interceder a Faraó para libertar o povo. O Senhor deu razões mais que suficientes para fortalecer o espírito de cada israelita. E eles foram após estarem fortalecidos na presença do Senhor dos Exércitos!!! Glória a Deus por isso!!! Portanto, busquemos nos fortalecer e permanecer firmes na presença do Senhor Jesus, ocupando-se dEle, e para Ele!!!
Pela graça do Senhor Jesus!!!

Marciel S. Santos

Nenhum comentário: