quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Deserto

Parecem-nos, às vezes, mesmo para quem jamais esteve num, literalmente, que estamos. A situação nos parece desesperadora, angustiante. Parece-nos que nossas esperanças se vão, não há solução, sentimos enfraquecidos e, por certo, passa-nos ligeiramente em mente que estamos só.
Agar (Ge21:16) parece apresentar-se dessa maneira, abandonada, “vítima” das circunstâncias em que a envolvia, tentando prossegui em meio a um tenebroso deserto. Seus mantimentos já haviam se extinguidos. Suas esperanças também. Ela, como mãe, não desejava ver sua prole ter o mesmo fim. Deixou-o ao longe. E bradou a sua voz.
Interessante que Deus, o Senhor, ouviu a voz do menino. E aí o anjo do Senhor bradou por sua vez. E deu-lhe uma palavra de ânimo. Palavra essa que aparentemente muito nos falta nesses momentos de aflições, tribulações, que venham confortar nossos corações. Mas o Senhor tem essa palavra. Ele sempre a tem. Pode está certo disso, Ele a tem. Para cada momento e cada situação.
Pensamos: onde erramos? O que fiz de errado dessa vez? Mostra-me o pecado, Senhor! Será que tenho que fazer isso, ou aquilo, ou aquilo outro? E ficamos buscando em nossas próprias forças e razões para compreender a circunstâncias que nos envolvem. Paulo diz: sou o principal dos pecadores! Imaginem, Paulo? E eu e você?
Eu gosto desta palavra curta que o Senhor faz questão de enfatizar: mas! Mas o Senhor prova nossos corações (1Pe1:7) para o louvor, honra e glória do Senhor Jesus Cristo, aleluia!!!
Meus amados, até um homem cheio do Espírito Santo como João Batista também passou seu momento de deserto. E por certo, não literalmente me refiro, porém no contexto de Agar. Ele encontrava-se já na prisão e esse deserto é revelado quando, em seu coração, tem dúvidas a respeito de Cristo (Mt11:3). E Jesus ainda dar uma advertência: “E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar por minha causa”. Jesus diz ao povo logo após a saída dos discípulos de João que ele era muito mais que um profeta. Sobre ele estava escrito! Imagine que se a palavra do Senhor escrevesse algo sobre você nesse tempo dos profetas do Velho Testamento? Olha o mas novamente. Ela escreveu! Glória ao Senhor por isso! Não estão nossos nomes propriamente ditos, porém os remidos do Senhor!!!
João Batista foi confortado com a palavra e o testemunho de seus discípulos sobre as obras do Senhor Jesus, pois antes ele apenas ouviu falar no cárcere. Seus olhos foram abertos novamente e seu espírito fortalecido.
Agar recebeu a palavra de erguer-se, tomar o menino, levá-lo e deslumbrou um futuro próspero sobre ele, deu-lhes esperança. Mais ainda, havia uma necessidade básica para ser suprida naquele momento, água. E o Senhor abriu-lhe os olhos, e viu um poço de água. Que Deus tremendo!
Por vezes estaremos em aflições, uma vez que o nosso Senhor Jesus assim o diz (Jo16:33). Seremos provados, mas Ele nos dará sempre o escape, nEle. Nossos olhos serão abertos, e aquela necessidade mais próxima nos será alcançada, nossa esperança será renovada, nossa fé fortalecida, genuína, tornando-nos protegidos por ela, pelo poder de Deus (1Pe1:5), buscando alcançar o alvo da nossa fé: a salvação das nossas almas que está em Cristo Jesus!!!
Pela graça do Senhor Jesus.

Nenhum comentário: