quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Frutificação e multiplicação

Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos (Ge1:28). Após a corrupção de toda a carne sobre a terra, e o subsequente dilúvio, Deus disse a Noé para sair da arca com todos os que nela estavam; para que se espalhem na terra, frutifiquem e se multipliquem sobre a terra (Ge8:17).
Na primeira passagem o homem era imagem de Deus, com toda a sua pureza e santidade, compartilhando da glória do Senhor. E a ordem do Senhor era que se gerassem filhos semelhantes a Ele (Ge1:27). Mas o pecado veio (Ge3:6) pela desobediência, em consequência do desejo no coração do homem de ser semelhante ao Altíssimo, desejo idêntico ao de Satanás (Is14:14). Então o homem perdeu a característica da natureza divina, perdeu a glória do Senhor, e passou a gerar filhos semelhantes a sua própria natureza, desta feita, pecaminosa, destituída da glória do Senhor (Ge5:3).
Na segunda passagem o homem continuava destituído da glória do Senhor, apesar da graça do Senhor sobre a vida de Noé e daqueles que com ele estavam. A frutificação aqui continuaria com a natureza adâmica, apesar de melhorada, sujeita ainda as corrupções do mundo.
A frutificação tem uma característica predominante e fundamental relacionada diretamente com qualidade. Embora essa palavra possa dar impressão de sinônimos de multiplicação ela não o é. Nas situações em Gênese essa ideia fica muito bem disposta e clara. Igualmente como uma fruta gera outras frutas, da mesma espécie, através das suas sementes, essas estão intrinsecamente relacionadas com as características da fruta e sua qualidade. Fato esse que em nossos dias atuais se tentam alterar geneticamente essas características buscando uma melhor qualidade, como por exemplo, aumentando a resistência às doenças.
Do mesmo modo, podem modificar a quantidade de semente que uma fruta pode gerar, com uma menor ou maior quantidade de sementes, mas as características permanecem.
Portanto, frutificar diz respeito à qualidade e multiplicação a quantidade.
O Senhor Deus estabeleceu em Seu coração que a terra será morada de muitos filhos semelhantes a Ele, mas pelo pecado do homem isso não era possível. Então seria necessário restabelecer, pela carne de homem, mas de estatura perfeita, sem pecado, liberto da corrupção que há no mundo, fazendo-se modelo para a perfeita frutificação, enviou a Seu Filho Jesus para que agora não mais pelo próprio homem, mas pela fé podem tornar-se semelhantes a Ele e readquirirem a natureza divina, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude (1Jo1:3).
A fé estabelece a qualidade e consequente multiplicação. E sem ela, fé, é impossível agradar a Deus (Hb11:6).

Nenhum comentário: