quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O batismo

Após sete anos de caminhada com o Senhor Jesus, tive a oportunidade de participar, de maneira efetiva, de um batismo em um dia em que se comemora o dia das crianças.
Ao ser convidado pelo meu discipulador, o Espírito Santo já me dizia que eu iria participar como Ele desejava que o fosse. Amanhã haverá batismo e eu desconfio que o Zé vai querer que eu entre nas águas, comentei com um companheiro. Ele me recomendou que levasse uma toalha. Olha como são as cousas. Ele não disse: será? Pelo contrário, como se estivesse confirmando. No Reino de Deus é assim. O Espírito confirma, testifica na unidade.
Até após o batismo de dois resgatados do Senhor Jesus do reino das trevas para a Sua maravilhosa luz, para o Seu aprisco, para o Seu Reino de amor, o doce Espírito Santo foi me capacitando, ainda que buscasse me preparar por minhas próprias forças, estou plenamente certo que Ele é quem nos prepara.
Preparando-me para sair de casa ainda houve uma luta da carne quando decidia com que roupa iria. A carne decidia por uma calça e o Espírito dizia-me para ir de bermuda. A calça para dificultar a entrada na água. Fui de bermuda.
Chegando ao local do batismo no horário estabelecido, já havia três irmãos aguardando. Cumprimentei-os e dirigir-me para um banco de praça para abrir a Bíblia e buscar passagens sobre batismo. De alguma forma não houve tempo. Cheguei a folhear algumas páginas, vi alguns versículos que até não dizia a respeito de batismo. Por fim, vi que meu discipulador já havia chegado, então me dirigir para o grupo que já se encontrava por ali.
Esperamos mais um pouco para que chegassem mais irmãos e, em seguida, reunimo-nos em circulo. Meu pai na fé olhou para mim e disse-me: tu vais ministrar uma palavra. Meu coração foi à boca e meu corpo deu sinal de querer tremer como vara ao vento.
Comecei a orar e pedir ao meu amado, companheiro, amigo Espírito Santo que me capacitasse e que fizesse a vontade dEle.
Ele me deu duas direções: falar sobre família ou fé. Poderia ministra sobre as duas de maneira rápida e objetiva, como Ele tem me ensinado. Escolhi a fé.
Meu amado Espírito Santo de Deus! Como Tu és tremendo!
O Senhor me dirigiu para o batismo de João Batista quando o Senhor Jesus foi ser batizado. A palavra já estava no coração. Impressa na mente.
A palavra de Deus diz que todos aqueles que O receber, a Jesus Cristo, Seu Filho, recebem poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome. Essa obra é por intermédio do Espírito Santo, não é por mãos humanas.
João pregava o arrependimento dos pecados e Jesus chega-se até ele para ser batizado. João, cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe, questionou ao Senhor Jesus, claro, que ele, João, é que tinha que ser batizado pelo Nazareno. Que maravilhoso momento! Mas Jesus lhe disse que era necessário, por hora, que se cumprisse toda a justiça! Glória, pois, ao Senhor dos Exércitos!!!
A justiça de Deus estava sendo assumida publicamente por Jesus. Ali ele declarava que estava assumindo o pecado de todos e que em mais alguns dias iria tirar o pecado do mundo através de Sua morte. O inocente, sem pecado, assumindo o pecado de todos.
O Pai por Sua vez faz Sua declaração ali, em público: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Jesus até ali não havia realizado milagres, curas, grandes prodígios, libertações como faria a partir desse fato. Ele apenas obedecia ao Pai, por meio da fé no Pai.
Haverá situações difíceis em nossas vidas, mas é necessário mantermos a fé, a obediência no Senhor Jesus. A guardar e obedecer todas as cousa que Ele nos ensina.
Essa foi a palavra ministrada pelo Senhor Jesus através do Seu Santo Espírito que tem nos capacitado para realizarmos a obra que Ele deseja que realizemos. Basta-nos estarmos disponíveis.
Após as orientações do diácono, meu pai dirigiu-se a mim e perguntou-me se poderia entrar na água. Claro! O Espírito Santo já havia providenciado todas as cousas.
A água não estava nada confortável, calma, mas gelada. Praia dos milionários em São Vicente. Assim que terminamos o batismo iniciou-se um vento impetuoso adentrando pela baia de São Vicente. Chegava a frente fria. É o que inicialmente pensamos. Mas essa é uma outra história.
Pela graça do Senhor Jesus,
Marciel S. Santos

segunda-feira, 18 de maio de 2009

INTERCESSÃO


Pela graça do Senhor Jesus!!!

Definição: do Lat. Intercessione. Ação de interceder; intervenção.

Há basicamente três tipos de intercessão: a de Deus, do próprio homem e a do inimigo. A primeira teria duas vertentes: uma seria a relação direta do Senhor com o homem, cuja direção seria vertical e dirigida de cima para baixo, uma relação direta; a outra seria uma relação indireta de Deus com o homem, atuando por intermédio do próprio homem, cuja direção seria também vertical, mas o sentido de baixo para cima. Essa relação se caracteriza pela dependência do homem no Senhor, colocando-se na brecha entre o homem e Deus.
A Segunda seria a intervenção do homem no próprio homem, mas caracterizando-se independentemente do Senhor. E a terceira contrapõe-se a primeira e contribui para a segunda.
A intercessão humana poderia, assim, ser dividida em dependente e independente do Senhor. A dependente está dentro do propósito de Deus para a humanidade e a independente está fora desse propósito.
Intercessão do inimigo
É interessante observar que mesmo essa atuação do inimigo nos permite tirar algumas conclusões significativas.
Ge 3:1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
1 Sa 16:14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
1Cr 21:1 - ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
Jó 1:6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Jó 1:7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
Jó 1:8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
Jó 1:9 Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
Jó 1:10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.
Mt 4:3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Mt 4:4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mt 4:5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
Mt 4:6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito:Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito,E tomar-te-ão nas mãos,Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Mt 4:7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Mt 4:8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
Mt 4:9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Mt 4:10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Mt 4:11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mt 16:22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Mt 16:23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
Lu 22:3 Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.
At 5:13 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
2 Co 12:7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

Intercessão do homem
Aqui se encontra as duas situações de independência e dependência em Deus.
Ge 9:23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
Ge 14:14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
Ge 14:15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
Ge 14:16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
Ge 16:1 ORA Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
Ge 16:2 E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Ge 27:5 E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer.
Ge 27:6 Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo:
Ge 27:7 Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.
Ge 27:8 Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando:
Ge 27:9 Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;
Ge 27:10 E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.
Ex 2:11 E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
Ex 2:12 E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
A dependência
Ge 18:23-33 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza
Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.
Ge 19:2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
Ge 19:20-21 Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena? ), para que minha alma viva.
E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste;
Ex 2:23-25 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;
E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
Ex 32:10-14 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
At 7: 60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
Intercessões curiosas
1 Sa 16:23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
Nu 22:23 Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
Intercessão Divina
Ge 6 O dilúvio.
Ge 11 A torre de Babel.
Ge: 12:2-3 ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
1Tm 2: 1-4 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Lc 11: 5-8 Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
I Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Mt 16:21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
Hb 7: 23-28 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.


Deus nos coloca em posição de autoridade para intervir nos maus caminhos dos homens pelas virtudes daquele que vos chamou, sendo luz, por meio de disposição habitual para a prática do bem, virtuoso, com boa qualidade moral, de modo austero de vida, com eficácia, motivo, castidade, com valor e coragem.

Pela família e amigos.

At 16:31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

Pelo corpo de Cristo: exercendo o sacerdócio a favor da Igreja do Senhor.

Ef 3: 14-19 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Gl 4: 19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
Dn 9: 20 Também o Senhor se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.

Pelas nações
Ez 22: 30-31 E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.
Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor Deus.
Is 53: 11-12 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Sl 2:8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
Jo 17: 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

segunda-feira, 23 de março de 2009

Santo fotógrafo

É comum em quase todas as comemorações, encontros, em momentos especiais com outros ou até mesmo a sós, a figura personalizada de um fotógrafo. De alguém perspicaz, atento a tudo e a todos. Com anseios de registrar algo mais especial do que o comum, de maneira geral é assim.
Então alguém muito especial resolveu informar que está a registrar todos os encontros da Sua amada, como um fotógrafo especial que não revela apenas o exterior, mas revela, principalmente, as cousas do interior, do coração, da alma, no seu mais profundo.
Ele alegremente busca registrar todos aqueles que alegram o coração dAquele que O enviou. Não importando a condição exterior em sua essência, pois Ele sabe da verdadeira condição interior, por vezes não exposta.
Ele está a registrar os anseios, as expectativas, as diligências, os dilemas, as dúvidas, os momentos, o comprometimento, a dedicação às cousas dAquele que O enviou.
No mundo relativístico, encontrando-se em todos os lugares ao mesmo tempo, quanto no quântico, nas mais profundas das dimensões, Ele registra a todos. Nos níveis mais diferenciados das almas, a discernir a todos e todas as cousas.
E à medida que seu trabalho é realizado, seu doce, puro e reto coração vai se alegrando, ou se entristecendo. Essa dicotomia depende dos seus registros. Depende daqueles dos quais Ele registra. E quanto mais Ele se alegrar, como uma equação que é alimentada por seus próprios resultados, Ele se derrama mais sobre aqueles cujos registros alcançam o coração de Quem O enviou. E quanto menos alegre, menos presente está com aqueles. Não é assim em nossa convivência diária? Não desejamos está perto de quem não nos agrada. Mas esse é diferente. Ele deseja está próximo. Nós é que O ignoramos. E já viste algum fotógrafo ser ignorado? Nem que seja com o rabicho do olho. E Ele não é bisbilhoteiro. Ele se apresenta em locais que é convidado. Ele apenas se dispõe.
Esse fotógrafo poderia ser o Espírito Santo de Deus.
Resta a questão: como Ele está te registrando? Como estais na foto?
Pela graça do Meu Senhor Jesus Cristo,
Marciel S. Santos

sexta-feira, 13 de março de 2009

Estética e alma

Por Marciel S. Santos

O problema não está na estética, mas na alma. A estética é reflexo apenas de preocupações em apresentar-se à sociedade para ser aceito por esse ou aquele grupo de indivíduos. Indivíduos que buscam se beneficiar numa simbiose perversa, maldosa, egoísta e injusta. Prevalecendo o desequilíbrio na correlação de força. Há grupo de indivíduos em que a preocupação é procurar reverenciar, honrar, respeitar e, acima de tudo, amar, independente da condição de cada um. Não levando em conta o que o outro pode lhe dar, mas o que se pode oferecer. A tentativa de agressão moral não prevalece, pois há o reconhecimento da condição de alma do indivíduo, de suas carências. Não física, mas de alma. Sejamos sinceros, o passado já proporcionou grandes cousas, assim como o presente, mas há um abismo desproporcional na alma para com o futuro. A insatisfação do homem está na sua alma, não no seu exterior. A arrogância, a soberba, a altivez, são característica da alma que procura viver independentemente, mas ao mesmo tempo buscando o reconhecimento de outros. Muitas vezes considerando esses outros como inferiores. Mentes assim costumam levar a conflitos em nível proximal quanto longínquo - como Adolfo Hitle, que poderíamos deixar de citá-lo, mas é um exemplo -, levando a conseqüências irreversíveis. Não apenas no físico, sobretudo na alma. Se o Criador, O Altíssimo, permitir, terão ainda a oportunidade de se arrependerem, não tirando sua própria vida, pois esse é o ato mais covarde que um ser humano pode realizar e deixar como legado. Esse ato evidencia a alma por si só. Uma tentativa de eliminá-la, enganosamente. É o que ocorre na busca por uma eterna aparência jovial, caracterizando o Homo ludens. A busca por satisfazer-se ressalta extintos ditos “primitivos”, mas que sempre estiveram presentes no homem, pois trata-se do reflexo de sua alma. O físico estabelece a relação com o meio, mas a satisfação do homem diz respeito à alma. E é exatamente aí a maneira mais eficaz em medir a grandeza do homem: sua alma. Resta a questão, a quem ela pertence?